Resultados em Cirurgia Plástica
Por que cirurgias ou procedimentos semelhantes, indicados para resolver problemas parecidos, muitas vezes apresentam resultados tão diferentes? Se tudo foi feito da maneira mais correta,por que observamos resultados “melhores” que outros? A resposta é simples: o cirurgião trabalha com matéria viva, ou seja, com organismos que reagem de maneira diferente a um determinado tipo de estímulo, além de sofrerem a ação positiva ou negativa de fatores externos.
Imaginemos, a titulo de exemplo, um artista que faça esculturas em argila. Ele modela sua obra, espera que esteja seca e o resultado final esta pronto e visível, de maneira previsivel. É justamente este fator de previsibilidade que não ocorre em um ato cirurgico e em grande parte dos procedimentos médicos onde, na verdade, existe uma estimativa do que pode ser alcançado. Todos os profissionais sérios sempre atuam em busca de obter os melhores resultados possíveis,tentando alcançar a inatingível perfeição.
Porém, infelizmente,nem sempre isto é possível.Observamos cicatrizes que, após algum tempo, tornam-se quase que invisiveis. Ao contrário, pessoas cujo organismo tenha um “defeito” no processo de cicatrização podem desenvolver cicatrizes grosseiras,às vezes horrorosas, conhecidas como quelóides, independentemente da vontade do cirurgião.É fundamental lembrarmos tambem da ação dos agentes externos. Por exemplo, o abuso do sol, o tabagismo e o alcoolismo, entre outros, são fatores que atuam de maneira negativa em um resultado.
Ao contrário, a pessoa que siga àrisca as orientações pós-operatórias e que tenha ou desenvolva habitos de vida saudáveis, tem chances muito maiores de atingir o resultado pretendido. Portanto, voltamos a destacar : todas estas explicações são indispensáveis e devem ser amplamente esclarecidas na consulta.